Skip to main content
Cursos CCR

Por uma Educação Transformadora

By novembro 16th, 2022No Comments

Curso: Por uma Educação Transformadora

Sempre que se discutem grandes questões que debatem a forma como vivemos ou nos relacionamos, a educação aparece como elemento essencial. Mas, de que educação estamos falando? Neste curso, vamos procurar conversar e compreender que a educação vai muito além de transmitir conhecimento ou formar para uma profissão: ela é o caminho para se construir um novo modo de vida

O que você vai aprender

AULA 1 – Pensando a Educação para o Século XXI – Para o filósofo e educador espanhol Fernando Savater, a educação é o que “se opõe à fatalidade social”. Mas, para ser esse instrumento transformador da realidade, ela precisa ir além da simples formação profissional e buscar o desenvolvimento do ser humano como um todo. O que pode ser feito para que isto realmente aconteça? Quais os movimentos globais que devem ser feitos para implementar um sistema de educação que atenda às necessidades de todos que vivem neste século de grandes transformações?

AULA 2 – O Pacto Global pela Educação I – Papa Francisco – “Para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira”. Este ditado popular africano é o mote usado pelo Papa Francisco para convocar todos – mulheres e homens de boa vontade – a se unirem em um pacto em favor de uma nova educação. O que é este Pacto e o que ele pretende?

AULA 3 – O Pacto Global pela Educação II – Papa Francisco – Quais os compromissos que o Pacto Global pela Educação se propõe alcançar? Vamos conhecer as “três coragens” necessárias para firmar e fazer cumprir estes compromissos.

AULA 4 – A Ordem Rosacruz e a Educação – A Ordem Guias do Graal – A Ordem Rosacruz é uma organização comprometida com a educação em seu sentido mais amplo. Uma de suas mais marcantes iniciativas é o projeto “Ordem Guias do Graal – OGG”, lançado no início desta década. Vamos conhecer as bases em que o projeto foi concebido e avaliar como sua mensagem pode ser levada de forma efetiva a mais jovens.

AULA 5 – A Ordem Rosacruz e a Educação I – O Projeto para uma nova Educação – Como parte integrante da Sociedade Civil Organizada, a Ordem Rosacruz tem totais condições de assumir um papel protagonista na construção deste novo modelo de educação: tradição, valores, conhecimento, estrutura e atuação capilar na sociedade global. Neste sentido, a Ordem está desenvolvendo um novo projeto, que deverá se juntar aos muitos esforços que vêm sendo realizados em várias partes do mundo, para criar e manter práticas de educação realmente transformadoras.

AULA 6 – A Ordem Rosacruz e a Educação II – O Projeto para uma nova Educação – Este novo projeto está sendo concebido para atender os seguintes objetivos:

  • Criar um programa de capacitação voltado à construção de uma cultura de paz a ser oferecido, prioritariamente, a organizações da sociedade civil, que trabalham com educação de crianças e jovens.
  • Produzir e divulgar conteúdo e informações que estejam relacionadas com o desenvolvimento sustentável, preservação ecológica, direitos humanos, espiritualidade e cultura de paz.

Produzir, incentivar e realizar atividades junto aos públicos infantil e jovem, tendo como foco dois dos pilares propostos pela UNESCO para a educação no Século XXI: “Aprender a Ser” e “Aprender a Conviver”.

Periodicidade

*As aulas 1 e 6 com transmissão ao vivo. Demais aulas gravadas. Tanto ao vivo, como as gravadas, serão disponibilizadas na plataforma do curso sempre as quartas-feiras, às 19h00, durante as semanas em que o curso estiver vigente

Investimento do Curso

R$ 300,00 – Trezentos Reais

Conheça seu Instrutor

Alfredo dos Santos Junior é administrador de empresas, pela Universidade de S. Paulo, com especialização em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Filosofia pela Faculdade de São Bento.

Experiência profissional desenvolvida nas áreas Comercial e Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais. Sócio Diretor da Alfredo dos Santos Junior – Apoio à Gestão, empresa fundada em 1990 e que atua nas áreas de Consultoria em Gestão, Desenvolvimento de Pessoal e Processo de Construção da Estratégia para organizações empresariais e da sociedade civil.

Professor convidado da Faculdade FIA de Administração e Negócios, nos cursos de Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Sustentabilidade, Gestão de Projetos e Consultoria de Carreiras. Diretor Executivo do Instituto GESC, desde 2008.

Membro do grupo de coordenação da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi.

Membro da Ordem Rosacruz – AMORC – desde 1973, participou da fundação da Loja Tatuapé, onde serviu no cargo de Mestre. Coordenou para a Grande Loja de Língua Portuguesa o Grupo de Trabalho que desenvolveu e implementou o projeto da “Ordem Guias do Graal – OGG”, voltado para os jovens.

É Professor na Faculdade URCI e Membro do Conselho Fiscal do Instituto Rose-Croix de Pesquisa, Ensino e Extensão, IRCEPE.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com