Skip to main content

Curso: Fernando Pessoa e o Caminho Rosacruz.

O rosacrucianismo, mais do que um modo de pensar é um modo de viver. E a vida transcende o pensamento e só pode ser plenamente compreendida quando a este se acrescenta a arte. Este curso tem por objetivo expandir a compreensão do Caminho Rosacruz, através de reflexões conjuntas, a partir de pensamentos expressos em textos fragmentados (fragmentos) e poemas de um dos maiores poetas da humanidade: Fernando Pessoa, que foi um verdadeiro Rosacruz em sua alma, embora, formalmente, nunca o tenha sido. O curso é dividido em seis aulas semanais, cada uma abordando um tema relacionado aos estudos rosacruzes. As aulas terão duração de uma hora com cerca de quarenta minutos de palestra e vinte de debates.

O que você vai aprender

AULA 1 – Ao encontro do Deus do Meu Coração

[…]Vasto por fora do Vasto

Sem ser, que a si se assombra…

O universo é o seu rasto…

Deus é a sua sombra…  (Além Deus)

Pessoa tinha distintos heterônimos cada um deles com sua própria cosmovisão, e compreensão de Deus. Assim através deles podemos abordar diferentes aspectos da divindade e refletir sobre a nossa própria experiência do Deus de nosso Coração.

(Textos usados: a Prece de Fernando Pessoa e os poemas: O Guardador de Rebanhos, Não a Ti Cristo, Magnificat, Além Deus, Superiores Incógnitos)

AULA 2- A Rosacruz

[…] Calmo na falsa morte a nós exposto,

O Livro ocluso contra o peito posto,

Nosso Pai Roseacruz conhece e cala. (No túmulo de Christian Rosencreuz)

Pessoa era um apaixonado pesquisador de rosacrucianismo e escreveu alguns de seus mais belos poemas inspirados pela Rosacruz. Neles ele abre uma porta para compreender a beleza e a complexidade desse símbolo tão singelo. Em seus textos fragmentários expõe lampejos de seu entendimento sobre o movimento rosacruciano e nos desafia a refletir sobre nosso papel.

(Textos: fragmentos e os poemas: O Encoberto, No Túmulo de Christian Rosencreuz, Segredo Visível.)

AULA 3 – Mestre Interior, Reencarnação e Karma

Não meu, não meu é quanto escrevo.

A quem o devo?

De quem sou o arauto nado?

Por que, enganado,

Julguei ser meu o que era meu?

Que outro mo deu?…. (Não meu, não meu é quanto escrevo)

A ideia da morte, da reencarnação, do karma e do Mestre Interior, permeia muitos dos poemas esotéricos de Pessoa. Assim, ele nos permite olhar para esses conceitos a partir dos mais distintos ângulos, formando um caleidoscópio de ideias com pontos de vista que chegam a ser contraditórios.

(Textos: fragmentos e poemas: A morte é a curva da estrada; Passos da Cruz; Em outro mundo onde a vontade é a lei; Nesta vida em que sou meu sono; Anjos e Deuses sempre nos tivemos; Não meu não meu é quanto escrevo.)

AULA 4 – Magia e Misticismo

[…] Outrora a minha voz acontecia.

Fadas e elfos, se eu chamasse, via,

E as folhas da floresta eram lustrosas… (O último sortilégio)

Pessoa teve várias experiências, psíquicas e místicas e buscou de todas as formas compreender a dimensão oculta. Não sabemos o quanto ele chegou a praticar a magia, mas suas reflexões a respeito são estimulantes.

(Textos: fragmentos e poemas: Oscila o Incensário antigo, O último Sortilégio, Iniciação)

 

AULA 5 – O Caminho do Coração

Depuz, cheio de sombra e de cansaço,

As armas da magia entre onde estão

Os livros sacros com quem tenho o laço

Que dá à alma a Força e a Visão,

Aí, não pude depor meu coração!… (Morning Star)

Em seu longo poema Morning Star, Pessoa, já maduro, descreve uma transformação em seu modo de ser e pensar: a descoberta do “Caminho do Coração” (análogo à experiência de Louis Claude de Saint Martin). Esse poema mostra as limitações do caminho mágico e a evolução para o caminho místico. Ele é uma verdadeira chave para nossa própria compreensão.

(Textos fragmentos e poema: Morning Star)

AULA 6 – A Reintegração

Toma-me noite eterna em teus braços 

E chama-me teu filho… Eu sou um Rei

Que voluntariamente abandonei 

O meu trono de sonhos e cansaço… (Abdicação)

A reintegração é o objetivo de todo o caminho místico e esotérico e através desses pensamentos e poemas de Pessoa poderemos ter um vislumbre daquilo que buscamos.

(Textos: fragmentos e os poemas: Isaac Luria, Abdicação)

Importante!

As aulas 1 e 6 com transmissão ao vivo. Demais aulas gravadas. Tanto ao vivo, como as gravadas, serão disponibilizadas na plataforma do curso sempre as quartas-feiras, às 19h:00, durante as semanas em que o curso estiver vigente

Investimento do Curso

R$ 300,00 – Trezentos Reais

Matricule-se já!

Conheça seu Instrutor

Frater Fabio Mendia,  PhD, professor é pesquisador e conselheiro da URCI (Universidade RC Internacional) e estudante Rosacruz desde 1976. Ele desempenhou importantes funções no seio da AMORC. Na Loja São Paulo, foi Mestre da Loja; Mestre das equipes iniciáticas I e II; e Mestre dos Artesãos. Na Heptada Martinista São Paulo, foi por duas vezes Mestre da Heptada. Na GLP foi Monitor, Orador, Grande Conselheiro e Mestre Provincial das atuais regiões SP1 e SP8. Estimulado por múltiplos interesses, o frater Fábio é engenheiro eletrônico, Mestre em Administração de Empresas e Doutor em Ciência da Religião.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com