Skip to main content
Cursos CCR

Curso: Teoria do Caos e da Complexidade

By dezembro 8th, 2022No Comments

Sobre o Curso

O que vamos estudar?

Vamos estudar diversos aspectos relacionados com as Teorias do Caos e da Complexidade. Veremos que o termo “Caos” não deve ser associado com confusão, desordem, desorganização, perda de estrutura, escuridão, trevas etc., como a linguagem vernacular assim o considera. Veremos que, na verdade, o Caos é criador, organizador e diretamente alinhado com os estados ordenados.

Veremos de forma aplicada que o Caos é ubíquo, ou seja, pode ser detectado em todos os lugares e atividades. Será ressaltado mais intensamente como a presença do caos é relevante na área da Medicina e das condições de saúde de uma forma geral, mas não faltarão exemplos de sua aplicabilidade na Educação, na Economia, no Planejamento, no Esporte, enfim em todas as áreas da atividade humana. Isso porque o Caos se associa com sistemas, dinâmicos, determinísticos, não lineares e com sensível dependência de condições iniciais (efeito borboleta).

A expectativa é de que nos seis encontros que compõem o curso aconteça uma verdadeira mudança de paradigma e que todos os participantes passem a ver o mundo de um modo mais compatível com o que realmente acontece, sem as ilusões da visão clássica mecanicista. Conceitos aparentemente restritos aos meandros da matemática e da física como a geometria fractal e a entropia serão abordados de forma leve e aplicada, permitindo um amplo alargamento dos conhecimentos sobre a vida.

Material complementar na forma de textos, vídeos, sugestão de filmes e atividades práticas auxiliarão na assimilação do conteúdo. Este esboço, pelas próprias características do tema não deverá ser rígido e linear, devendo na verdade ser permeado pela inclusão do estudo e discussão dos chamados “eventos emergentes”, que frequentemente ocorrem no mundo real.

O que você vai aprender

AULA 1 – Conceitos básicos sobre a Teoria do Caos. Diferenças entre Simples, Complicado e Complexo. O aforismo de Hipócrates. O mundo VUCA e o mundo BANI. Por que as previsões quase sempre falham?

AULA 2 – A Geometria Euclidiana e a Geometria Fractal: De Euclides a Mandelbrot. A Natureza é linear? Quantas dimensões tem uma árvore ou um ser humano?

AULA 3 – A Entropia nas visões de Boltzman, Shannon e Schrodinger. O que nos mantém vivos? O que vem a ser a Homeostase? Fuja do equilíbrio: Equilíbrio é Morte!

AULA 4 – O sistema nervoso autônomo no controle da homeostase.

AULA 5 – Como estudar o caos no organismo humano simplesmente avaliando uma sequência de batimentos cardíacos.

AULA 6 – Revisão geral. Respostas às perguntas e apresentação de casos em situação de mundo real.

Investimento do Curso

R$ 204,00 a vista ou 6x sem juros de R$ 34,00

Cronogramas das Aulas

  • Aula 1 – 06 de abril 2022 – ao vivo, às 19h00;
  • Aula 2 – 13 de abril 2022 – gravada, às 19h00;
  • Aula 3 – 20 de abril 2022 – gravada, às 19h00;
  • Aula 4 – 27 de abril 2022 – gravada, às 19h00;
  • Aula 5 – 04 de maio 2022 – gravada, às 19h00;
  • Aula 6 – 11 de maio 2022 – ao vivo, às 19h00.

As aulas 1 e 6 com transmissão ao vivo. Demais aulas gravadas. Tanto ao vivo, como as gravadas, serão disponibilizadas na plataforma do curso sempre as quartas-feiras, às 19h:00, durante as semanas em que o curso estiver vigente

Conheça seu Instrutor

Frater Moacir Fernandes de Godoy graduou-se em Medicina pela UNIFESP (SP) – Escola Paulista de Medicina, em 1971. Concluiu o Doutorado em Cirurgia Cardiovascular pela UNIFESP em 1982. Professor Adjunto da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) no Departamento de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular. Livre-Docente em Cardiologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

Publicou 236 artigos em periódicos especializados e 54 trabalhos em anais de eventos. Possui 14 capítulos de livros publicados e 1 livro em coautoria. Orientou 26 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado, além de ter orientado 17 trabalhos de iniciação científica na área de Medicina, tendo sido Supervisor de 4 Pós-Doutorados. Participou de 148 Bancas de trabalhos de Conclusão (Mestrado/ Doutorado/Livre Docência) e de 12 Bancas de Comissões Julgadoras.

Atua na área de Medicina como Cardiologista e Hemodinamicista. Tem como linha de pesquisa, desde 2003, o estudo da Teoria do Caos aplicada à Medicina, ministrando cursos anualmente sobre esse assunto nos programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Índice-h: Google Acadêmico = 33; WEB of Science = 12; Scopus = 14; Scielo =12.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com