Skip to main content
Cursos CCR

O Corpo Humano, a Saúde e a Mente

By novembro 16th, 2022No Comments

Curso: O Corpo Humano, a Saúde e a Mente

O objetivo deste curso é ajudá-lo(a) a viver com saúde, feliz e em harmonia.
Acreditamos na antiga máxima: “Corpo são em Mente sã.” Acreditamos que se entendermos como funciona a vida e como ela se mantém teremos mais condições de, conscientemente, colaborar com estes processos, o que nos tornará mais saudáveis.
Assim percorreremos um caminho que se inicia com a formação da vida, como ela evoluiu e se diferenciou neste planeta, até atingir seu ápice, segundo se acredita, com o aparecimento do ser humano. E mostraremos a semelhança que existe em todos estes processos de evolução e diferenciação, ou seja, que existem leis que regem todos estes processos e que são as mesmas para todos os seres vivos.
Passaremos pelo funcionamento e desenvolvimento do Sistema Nervoso desde os animais até o homem. Estudaremos como a memória se estrutura. Aspectos peculiares da memória.
Como se constroem nossos hábitos e como a Consciência evolui. Estudaremos a implicação da evolução da consciência para uma vida feliz e amorosa.
Tentaremos explicar, a nível biológico, máximas consagradas pela vida como nada que tem valor se consegue sem esforço, a repetição leva a perfeição, e outras.

O que você vai aprender

AULA 1 

Parte 1
Objetivo do Curso. Diferença entre Misticismo e Ciência. Existe? Quais e o que são as Leis Universais? O Big Bang. A evolução do Universo. A Formação de estrelas e galáxias. As 4 forças existentes no universo. Como se formaram os elementos químicos que compõem o nosso corpo. Por que são estes e não outros os elementos químicos que formam o nosso corpo? Um modelo de evolução.
Parte 2
Teoria sobre a formação da vida. Como os seres vivos produzem a energia necessária para viver. A respiração. Como a vida se preserva. Animais imortais. Como nos preservamos e a vantagem em morrer para a evolução. Por que envelhecemos? O que acontece ao nível da célula. A importância da locomoção. Qual a função do Sistema Nervoso.

AULA 2
O um dando origem a tudo. O um se diversificando, como isto se aplica a todas as coisas que evoluem? O desenvolvimento do sistema nervoso. Os tipos de células nervosas e suas funções. Diferentes tipos de conexões e como se modificam ao longo da vida. Como formamos nossos comportamentos. Remodelando nossas conexões e mudando quem somos. A importância da infância e suas fases no desenvolvimento do indivíduo. Como esse desenvolvimento estrutura a personalidade do indivíduo. Exemplos extremos do déficit cognitivo por falta de estímulos na infância. A ontogênese replicando a filogênese. A função do Sistema Nervoso (cérebro) Neuroplasticidade. Reparação de lesões cerebrais.

AULA 3
O desenvolvimento da criança. Como nós tornamos quem somos. A percepção dos Ego. A descoberta do prazer. A autoconfiança. Se separando em grupos. Processo de imitação e sua importância. A evolução e habilidade de se locomover. A socialização e sua importância. Ganhando autoconfiança. Os sentimentos básicos. Desenvolvimento da linguagem.

AULA 4
As consequências para o desenvolvimento do indivíduo se ocorrem distúrbios nas fases mencionadas na aula anterior. A importância do relacionamento com a mãe. As fases do desenvolvimento infantil e seus distúrbios. A importância de impor limites. Quem sou Eu, e como me tornei assim. A preocupação com os outros. Integração de instintos. A verdadeira moralidade. Problemas na maturidade e senescência consequentes a um desenvolvimento não adequado. Considerações sobre alimentação. A importância de exercícios físicos para a saúde. Tipos de exercícios físicos. A importância de alongar. Exercícios de alongamento

AULA 5
Sono. O que é o sono. Função do sono. Fases do sono e suas funções. Quanto devemos dormir. Propriedades do sono Sintomas associados à insônia. Consequências da insônia para os órgãos do corpo e para o funcionamento do cérebro. Liberação de hormônios durante o sono. Pineal e hipófise. Memórias do sono. Como dormir melhor. Higiene do sono. Sono e doenças mentais. Medicações para dormir. Vale a pena? Alimentações a serem evitadas para não sofrer insônia. A natureza e o sono

AULA 6
As 2 forças da natureza que nos dirigem e nos moldam: o Amor e o Medo. Como se estrutura o cérebro. Os 3 cérebros de Paul McLean. Os comportamentos automáticos. O cérebro emocional. O cérebro racional. A importância da visualização no processo de aprendizagem. O Sistema Nervoso Autônomo. Tipos de conexões cerebrais. A meditação e sua importância. O sucesso e a felicidade e sua relação na estrutura do cérebro. A importância da atitude mental. Ambientes saudáveis e saúde. A socialização e a felicidade. Quem somos nós e como nos tornamos quem somos. Podemos Mudar? Como? Integração e Harmonia.

Importante!

As aulas 1 e 6 com transmissão ao vivo. Demais aulas gravadas. Tanto ao vivo, como as gravadas, serão disponibilizadas na plataforma do curso sempre as quartas-feiras, às 19h:00, durante as semanas em que o curso estiver vigente

Investimento do Curso

R$ 300,00 – Trezentos Reais

Matricule-se já!

Conheça seu Instrutor

Frater Carlos Eduardo Brandão é médico formado pela Faculdade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital Irmãos Penteado em Campinas.

Mestre em Neurocirurgia pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. Título de Especialista pela Sociedade de Neurocirurgia 1984. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia desde 1986. Membro da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Coluna. Diretor Presidente da ADON – Assistência a Doenças Neurológicas. Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul entre 1980 e 2011. Membro da Ordem Rosacruz AMORC desde 1987, onde exerceu diversos cargos administrativos e ritualísticos, tendo sido Mestre da Loja Rosacruz São Paulo.

Apresentou diversas palestras para a Ordem Rosacruz em Convenções e diferentes eventos ao longo de sua afiliação. Membro da Equipe do Erin GLP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com